Moda

Biotipos

27 de julho de 2018


Olá meninas!

Hoje vamos falar sobre os biotipos femininos que quando identificados nos auxiliam na montagem de looks mais harmônicos com o objetivo de nos ajudar a equilibrar a nossa silhueta para que fique o mais próxima possível do formato ampulheta.

Lembrando que  quando falamos de corpo e proporção devemos sempre observar o que cada pessoa deseja, porque cada um tem uma visão do que é a proporção ideal. Uma mulher magra pode querer ter curvas e uma curvilínea pode querer esconder seu corpo. 

Os biotipos são classificados em 05, e cada um deles tem sua particularidade.

Triângulo invertido – O busto tem a medida maior do que a cintura e os quadris, neste caso geralmente trabalhamos para suavizar a parte de cima com peças leves e deixando texturas e volumes para os quadris.


Triângulo – (também conhecido como pêra) O busto e a cintura são mais estreitos que os quadris, neste caso fazemos o contrário do triângulo invertido, trabalhamos para usar peças suaves e leves na parte inferior e criamos volumes e texturas na parte superior.

Retângulo – O quadril, busto e cintura tem praticamente a mesma medida (é o biotipo ideal para quem trabalha com moda, Gisele Bündchen por exemplo), onde tentamos disfarças a silhueta reta usando linhas curvas.

Ampulheta – A medida do busto é a mesma dos quadris e a cintura é a mais estreita, esse é o meu biotipo e é o mais desejado pelas mulheres em geral, e neste caso buscamos valorizar a forma natural do corpo.


Oval – Neste caso a medida da cintura é bem maior que a dos ombros e dos quadris, e buscamos disfarçar este formato com linhas que alonguem.

Dito tudo isso para você identificar qual o seu biotipo faça a seguinte observação: De frente ao espelho, com postura reta e uma roupa justa, compare distâncias entre os ombros, a largura da cintura e a largura do quadril e tente se encaixar em um dos 5 tipos biotipos. É bem comum as pessoas se enganarem sobre o próprio biotipo, então que tal pedir pra alguém tirar uma foto sua, nessa mesma posição reta e com roupa justa, braços ao lado do corpo, pra que você possa se analisar mais friamente.

E existem alguns truques que podemos usar para criar a ilusão de ótica necessária e alcançar um equilíbrio:

– Cores escuras e estampas pequenas (de fundo escuro) “DIMINUEM”

– Cores claras e estampas grandes “AUMENTAM”

– Linhas verticais “ALONGAM”

– Linhas horizontais “ENCURTAM” ou “CORTAM” a silhueta

Alguém com tipo físico triângulo invertido, deve tirar a atenção dos quadris e aumentar a parte superior do tronco. Como? Usando cores escuras na parte de baixo (que vão diminuir os quadris) e preferindo cores claras e estampas na parte de cima por exemplo.
Colares, bolsos e outros volumes na parte superior também podem ajudar a dar o volume necessário.

Ressaltando que cada pessoa é única e as particularidades influenciam muito na escolha das peças certas, por isso para aplicar esses conceitos com maestria é preciso fazer uma análise completa da silhueta, incluindo essas particularidades que podem ser: estatura baixa ou alta, acima ou abaixo do peso, pernas finas ou grossas, pescoço curto ou longo, grosso ou fino, busto grande ou pequeno, barriga proeminente etc.

Mas estes são truques que vamos deixar para nos aprofundar em uma próxima matéria!

O que acharam meninas? Conseguiram identificar seus biotipos? Deixem suas opiniões nos comentários abaixo.

O importante é se aceitarem e serem felizes meninas! Somos todas lindas independente do biotipo!

Beijos!

Nunca mais perca nossas novidades.
Se inscreva e fique por dentro!

junte-se a conversa!